RSS

Isotônicos

O calor provoca perdas de líquidos através do suor que muita vezes só a água não repõe, pois ocorre também uma perda de sais minerais importantes para o equilíbrio orgânico. Sensação de fadiga e de "peso nas pernas" são queixas comuns em indivíduos que tem uma perda de água acentuada. Quanto maior o tempo de exercício, maiores serão as perdas hídricas.

Isotônicos são bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos (6 a 8%), ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos através do suor durante atividade física. São chamados isotônicos por possuírem formulação semelhante ao plasma, o que facilita a absorção.

Só há necessidade de consumi-los se você perder mais de 2% de peso corporal durante a atividade física.

Uma forma fácil de verificação é você pesar-se antes do exercício e imediatamente após, aplicando a fórmula abaixo:

PESO PÓS -TREINO X 100
- 100
PESO PRÉ TREINO


Resultado menor ou igual a 2: só a água será suficiente;

Resultado maior que 2: beba um isotônico, além da água;

Nos dois casos, o resultado dessa fórmula também indica a quantidade (em litros) que você deve ingerir.


Na hora de escolher sua bebida isotônica atente para os seguintes detalhes:

- O total de carboidratos não deverá ultrapassar 20 g para serem absorvidos mais rapidamente pelo organismo.

- O tipo de carboidrato também é importante, pois o ideal é que seja uma fórmula balanceada que apresente glicose, frutose e não somente sacarose como é o caso de alguns.

- A presença de Sódio e Potássio é fundamental para facilitar a absorção.

- A presença de Cloreto nas formulações também é desejável, visto que também perde-se Cloro através do suor.

- Ideal para esforços mais prolongados (triatlos, duatlos, ciclismo, corrida), bebidas com adição de vitaminas também são recomendáveis.

- Consuma-os de preferência gelados para facilitar o esvaziamento gástrico. Quanto mais rápido ele deixar o estômago, mais rapidamente você sentirá os benefícios.

Por fim saiba que a água de côco, que possui apenas 22 calorias por 100 ml, é um isotônico natural e saboroso, apesar de possuir baixo teor de Sódio (em atividades muito prolongadas há uma necessidade maior deste mineral para que a água possa ser absorvida). LEMBRE-SE: HIDRATE-SE ANTES, DURANTE E DEPOIS DE ATIVIDADE FÍSICA.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/isotonicos.html

Read User's Comments(0)

Alongamento antes ou após da Musculação?

o Prof. Luiz Carlos de Moraes, Educador Físico, há 26 anos no Mercado do Fitness e Esportes e Consultor de alguns jornais na área de Fisiologia do Exercício:

Amigo leitor! Essa questão de fazer ou não alongamento antes ou depois de cada atividade física, por incrível que pareça ainda dá "pano pra manga"... mas não deveria. Todas as pesquisas comprovam os benefícios tanto antes como depois. Na musculação não é diferente mesmo quando o objetivo seja a hipertrofia muscular. Entre várias modalidades, a musculação é a que ainda recebe resistência, muito mais por parte do próprio praticante achando que se fizer alongamento depois das séries puxadas o músculo vai diminuir. Ledo engano.

Os alongamentos feitos depois, ajudam a dissipar o lactato residual ajudando a manter a viscosidade e a elasticidade do tecido conjuntivo, tecido esse que recobre as fibras musculares. Entretanto, deve-se seguir alguns princípios:

1) Cada um tem o seu limite e por isso não é muito recomendável tentar "forçar a barra". A amplitude deve ir até o cliente sentir uma dor suportável.

2) A escolha entre os métodos ativo, passivo, dinâmico ou estático deve ser prescrito com bom senso e preferência do cliente. Todos têm as suas vantagens e não existe pesquisa conclusiva mostrando ser um método melhor que outro. Depende da necessidade do momento, do fundamento e para quem é o trabalho.

3) A musculatura agônica e antagônica deve ser trabalhada a fim proporcionar um desenvolvimento harmônico da amplitude do movimento.

4) Alguns autores advogam que entre optar em alongar antes ou depois da atividade, o melhor é a segunda opção, porque estando a musculatura aquecida, o treinamento é facilitado. Gastar muito tempo alongando antes não trás resultados tão significativos para a maioria das atividades, bastando o aquecimento simples. Claro, isso não é uma regra e uma atividade esportiva como por exemplo os saltos, o aquecimento seguido de alongamento justifica e muito, pois o atleta vai precisar do máximo de amplitude. Não é o nosso caso.

5) Essa atividade final também não vai se transformar numa aula de alongamento bastando 10 a 15 minutos, tempo suficiente para volta à calma atendendo os objetivos.

E por fim, fazer alongamentos depois da série de hipertrofia ajuda a manter a amplitude máxima proporcionando um físico bonito e harmonioso sem parecer um "robocop" ...todo duro. Espero que convença! Um grande abraço . Moraes CREF/1 RJ 003529

E o Prof. Alfredo César, mestre em Motricidade Humana pela UNESP:
A flexibilidade é uma qualidade física muito importante tanto para a saúde quanto para a prática desportiva. É definida como amplitude de movimento voluntário de uma articulação ou combinação de articulações num determinado sentido.

Dentre os benefícios da flexibilidade temos o aperfeiçoamento motor, a eficiência mecânica, a expressividade e consciência corporal e a diminuição dos riscos de lesões (apesar de não confirmado experimentalmente).
A manutenção da flexibilidade exige duas formas de trabalho: o alongamento e o flexionamento.

O alongamento consiste na utilização de toda a amplitude do movimento que atuará sobre a elasticidade muscular propiciando a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos com o mínimo de restrição física possível.
O flexionamento utilizará exercícios ou posturas que forçarão a obtenção de limites para o movimento além dos normais através da ação sobre a elasticidade muscular e a mobilidade articular causando o aumento dos níveis de flexibilidade obtido.

Assim, após um trabalho de força (musculação), não se deve realizar exercícios de flexionamento, sob o risco de provocar lesões (traumatismos) nas fibras musculares, pois o trabalho de flexionamento exige que se utilize arcos de movimentos maiores forçando as estruturas músculo-conjuntivas envolvidas.

Porém, pode e é recomendável que se faça o alongamento após o trabalho de musculação, pois trabalha com margens de segurança bem mais confortáveis fazendo com que o risco de lesões seja praticamente nulo.

Recomendo a leitura de um excelente livro: DANTAS, Estélio H. M. Flexibilidade, alongamento e flexionamento. 3º ed., R.J.: Shape. 1995. Atenciosamente, Prof. Alfredo Cesar Antunes

Fonte: http://www.cdof.com.br/consult19.htm

Read User's Comments(0)

Como Evitar Caimbras

A cãimbra pode ser um grande desestimulo a quem quer fazer exercícios. Causadas por deficiênciais alimentares e movimentos bruscos podem não só ser evitada como existem também tratamentos imediatos a dor.A seguir, o ortopedista Guilherme Sella, do Hospital Bandeirantes e do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de São Paulo (IOT-SP) fala a respeito das cãimbras e o que fazer:
Potássio
As cãibras são causadas por baixos níveis de potássio e cálcio no sangue, também pela falta de oxigenação muscular.

Transpirar
Estar sempre hidratado evita cãimbras. Pricipalmente quem transpira muito deve tomar bastante água de coco por exemplo

Comer sal
Ajuda a evitar as cãimbras, mas causa inchaços e aumento de pressão arterial. O mleho remédio são exrcícios reulares e uma alimentação saudável

Alongamento
Os alongamentos evitam o hiperencurtamento muscular que causa cãimbras após movimntos bruscos.

Alimentação
Comer alimentos ricos em potássio (banana, batata não descascada e água de coco) ajuda na prevenção. mas em casos ecorrentes deve-se procurar um médico.

O tratamento
As cãimbras podem se tratadas

Cãibras em lugares estranhos
Acontecem devido a baixa oxigenação muscular.

Atividade física pode aumentar a incidência de cãibras
As pessoas desacostumadas a praticarem atividades físicas podem ter m acumulo de ácito lático no tecido muscular que ocasionará a cãimbra. O reforço na almentação e o acompanhamento de um professor físico são bons remédios.

Compressas para aliviar
Aplicar uma compressa morna ou massagem local e o alongamento muscular melhoram o desconforto imediato.

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/1893490-como-evitar-c%C3%A3imbras/

Read User's Comments(0)

Descubra o seu tipo de PISADA!!

TIPOS DE PISADA


Neutra
- Inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e, então, ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.
- Calçado ideal: entre amortecimento e estabilidade.

Supinada
- A pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantém o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.
- Pé supinado é, em geral, muito rígido.
- Calçado ideal: aumento do amortecimento e da flexibilidade.

Pronada
- Aquela em que a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.
- A pronação é um problema de hipermobilidade .
- Calçado ideal: menos flexível, mais estabilidade e controle do movimento (retropé).


COMO ESCOLHER O TÊNIS IDEAL?

Em primeiro lugar, é preciso entender que os tênis de corrida, em geral, são agrupados em cinco categorias: estabilidade, controle de movimento, amortecimento, performance e trilha. O que de fato vai nos interessar são as três primeiras categorias.

CONTROLE DO MOVIMENTO
- São os mais rígidos.
- Geralmente, são mais pesados, mas muito duráveis, e têm solado plano para oferecer maior estabilidade e suporte.
- Você deve preferir este tipo de tênis caso tenha um grau de pronação muito acentuada.

ESTABILIDADE
- Estes tênis possuem uma boa estabilidade, mas não deixam totalmente de lado o amortecimento. Amortecem o impacto, pelo menos no calcanhar, e sua estrutura procura minimizar o movimento de pronação , estabilizando o pé após seu contato com o solo.
- Geralmente indicado para pronadores leves a moderados, mas corredores neutros e supinadores leves podem optar por modelos dessa categoria, desde que o nível de amortecimento seja adequado ao seu peso.
- Solado semi-curvo.

AMORTECIMENTO
- Amortecimento: está do outro lado do espectro em relação à categoria Controle de Movimento.
- Tem como principal objetivo amortecer o impacto com o solo.
- Os supinadores, que normalmente têm o pé mais rígido (e portanto menos eficiente como amortecedor natural), vão encontrar aqui os modelos mais adequados. Corredores de pisada neutra também podem se satisfazer com esse tipo de tênis.
- Solado curvo ou semicurvo para estimular os movimentos dos pés.

Read User's Comments(0)

Proteínas

As proteínas têm papel fundamental no organismo. Agindo na reparação e construção de tecidos, elas são essenciais em dietas para perder gordura e em exercícios físicos.

A molécula de proteína é construída a partir de seus aminoácidos. São cerca de 200 presentes na natureza, mas apenas 21 são metabolizados pelo organismo humano. Entre estes, há oito que são chamados essencias, isto é, não sendo sintetizados pelo nosso organismo, devem ser fornecidos pelos alimentos. Os outros 13 produzidos no organismo são chamados de não-essenciais.

Aminoácidos essenciais: Leucina, isoleucina, valina, triptofano, metionina, fenilalanina, treonina e lisina (a histidina é um aminoácido essencial na infância).

Aminoácidos não-essenciais: Alanina, arginina, ácido aspártico, aspargina, ácido glutâmico, cistina, cisteína, glicina, glutamina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina.

Os aminoácidos essenciais contribuem consideravelmente para o aumento da resistência física, pois durante as atividades de longa duração são utilizados pelos músculos para fornecimento de energia.

Dentre as fontes de proteínas completas - aquelas que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas - estão os ovos, o leite, a carne, o peixe e as aves. Os alimentos de alta qualidade protéica são essencialmente de origem animal, enquanto a maioria das proteínas vegetais (lentilhas, feijões, ervilhas, soja, etc) são incompleta em termos de conteúdo protéico e, portanto, possui um valor biológico relativamente menor.

Entretanto, convém compreender que todos os aminoácidos essenciais podem ser obtidos diversificando o consumo de alimentos vegetais, cada um dos quais com uma qualidade e quantidade diferentes de aminoácidos.

O que eles fazem?

Aproximadamente 75% da matéria sólida do corpo é constituída por proteína ou possui proteínas como componentes importantes. Isto inclui proteínas estruturais, enzimas, genes, proteínas transportadoras de oxigênio, proteínas musculares entre outros que realizam funções específicas no corpo. Uma molécula de proteína não pode ser manufaturada pelo corpo até que todos os aminoácidos necessários estejam presentes.

Na realidade, todos os aminoácidos nutricionalmente essenciais devem estar disponíveis no local da síntese de proteína antes que qualquer um deles possa atuar. Isso significa que a cada refeição ingerida deve conter todos esses aminoácidos essenciais em quantidade suficiente para efetuar a síntese de proteína.

Se alguns deles não estiverem presentes, quando necessário, os outros poderão ser: estocados nas células até que venham a ser utilizados, degradados pelo fígado e utilizado como energia ou estocados na forma de gordura branca.


Como os aminoácidos agem no corpo

Uma vez penetrados na corrente sanguínea, os aminoácidos são rapidamente transportados através do corpo. Um pequeno número deles é utilizado imediatamente, dependendo das necessidades dos vários tecidos nessa ocasião. Num intervalo de tempo equivalente a 10 minutos, todos os aminoácidos são usados na síntese de proteína ou são armazenados.

O excesso de aminoácidos é utilizado como parte de energia ou estocado na forma de gordura branca. Os aminoácidos são estocados principalmente no fígado, mucosa intestinal, sangue ou no interior das células na forma de proteínas intracelulares.

Imediatamente após os aminoácidos terem penetrado na corrente sanguínea, suas concentrações se elevam discretamente, devido à rapidez com que são utilizados ou estocados. Durante o período de um dia, os aminoácidos são sistematicamente reconvocados e transportados pelo sangue até os locais onde são requisitados.

Vários gramas de proteínas são transportados a cada hora na forma de aminoácidos circulantes. O crescimento muscular depende da eficiência com que os aminoácidos atingem os tecidos que necessitam deles.

Importante saber

O inter-relacionamento de todos os nutrientes da alimentação de uma pessoa, incluindo os aminoácidos, nunca deve ser interpretado de forma irresponsável e imprudente, pois se não existir um ambiente bioquímico apropriado dentro do corpo não irão ocorrer o crescimento e o desenvolvimento.

Os aminoácidos se combinam com vitaminas e minerais e servem como matéria prima para que o corpo fabrique enzimas, hormônios e outros agentes metabólicos. Ao contrário das proteínas alimentares, os aminoácidos não requerem digestão e são diretamente absorvidos, além de não sobrecarregarem o estômago e os intestinos.

É importante traçar o caminho percorrido pelas proteínas ingeridas na alimentação ao passarem pelo trato gastrintestinal, ao penetrarem na corrente sanguínea e ao atingirem os locais onde elas são necessárias.

Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/a-importancia-das-proteinas-na-dieta-2-1-1-340.html

Read User's Comments(0)

O que são carboidratos?

Os carboidratos são conhecidos também como glicídeos ou hidratos de carbono e têm a função primordial de fornecer energia. Carboidrato é o termo genérico que se refere aos açúcares. Fazem parte a sacarose, que é o açúcar de mesa; a frutose, que é o açúcar das frutas; a glicose, que é o açúcar encontrado no sangue; os amidos, encontrados na batata, massas, pães, etc.
 
No processo digestivo, os carboidratos ingeridos se transformam em glicose no sangue. A glicose é conhecida como glicemia. A glicose é armazenada no músculo, no fígado e no tecido adiposo, neste ultimo, sob a forma de gordura. A glicose é o único tipo de carboidrato que o músculo pode transformar em energia e armazenar como glicogênio muscular. O açúcar desempenha diversos papéis em nosso corpo, sendo o mais importante a nutrição das células do sistema nervoso central e o organismo se utiliza de todos os artifícios para manter estas células alimentadas pois o suprimento de glicose não pode parar. Alguns atletas podem sentir tonturas após os exercícios e isto pode estar associado à reduzida taxa de glicemia.
 
O músculo possui uma reserva de carboidrato estocado que permite o pronto emprego durante um certo período. Mas havendo diminuição de glicogênio, há aumento do consumo de aminoácidos pelo organismo, para manter a glicemia. Com a diminuição de carboidratos da dieta, o organismo passa a usar as proteínas para produção de energia, principalmente às custas da massa muscular; isto é, o atleta ou desportista que se exercita mal alimentado está comprometendo sua musculatura. A ingestão adequada de carboidrato previne o uso da proteína tecidual.
 
Fonte: http://www.fisiculturismo.com.br/forum2/viewtopic.php?p=119293&sid=e1c8a1e75c0adf2adaeecc2e5b3b328a

Read User's Comments(0)

Exercícios de Respiração

Aqui vão alguns exercícios simples, porém muito eficazes. São chamados de Respirações Conectadas e foram divulgadas por Leonard Orr quando esteve no Brasil. Você pode escolher um deles e fazê-lo diversas vezes ao dia ou fazer todos eles em seqüência. Sinta-se à vontade para experimentar.


1. Inspire e expire pelo nariz. Faça 4 respirações curtas seguidas de 1 profunda. Repetir 4 vezes esse pequeno ciclo completando assim as 20 Respirações Conectadas. Fazer esse ritmo respiratório uma ou duas vezes ao dia nos leva, dentro de um ano, a plena consciência da respiração.



2. Faça 20 Respirações Conectadas (idem ao exercício anterior), mantendo a língua entre os dentes com os lábios fechados, respirando pelo nariz. Essa respiração ajuda a aliviar a raiva e também é recomendada às pessoas que têm bruxismo (ranger de dentes durante o sono).


3. Faça 20 Respirações Conectadas, porém agora com a boca bem aberta, respirando sempre por ela. Essa respiração traz à tona sentimentos reprimidos.


4. Faça 20 Respirações Conectadas, com a boca bem aberta, porém respirando pelo nariz. Essa uma forma eficaz de eliminar energia estagnada do corpo e da mente.


5. Faça 20 Respirações Conectadas sem ruído - vinte ou mais respirações, inspirando e expirando tão suavemente quanto possível, de forma que o ar não faça ruído algum ao entrar ou sair das fossas nasais. Essa respiração é ótima para meditar e perceber o fluir da energia no corpo, assim como o fluir da respiração.


6. Faça 20 Respirações Conectadas - pelo nariz, mudando o ciclo para 9 respirações curtas e 1 profunda. Repita esse circuito duas vezes. Essa respiração ajuda a sair da letargia.


7. Respire de forma livre, mas sempre conectando a inspiração com a expiração (sem pausas entre elas). Essa é chamada de Respiração Intuitiva e você deve fazê-la da forma que se sentir mais natural. Deixe que o padrão da sua respiração seja guiado pela sua intuição e aproveite para observar todas as partes do seu corpo que estão envolvidas nesse processo.

Fonte: http://www.renascimento.com.br/renascimento/exercicios.htm

Read User's Comments(0)

Barriga definida!

Siga algumas dicas sugeridas pela professora de educação física Samara Queiroz, que você terá uma barriga perfeita.

1. Comer e beber ao mesmo tempo

O consumo de qualquer líquido durante a refeição provoca a dilatação do abdômen, provocando um leve aumento de peso e aquela barriguinha indesejada.

Dica: Segundo Sâmara, o ideal é beber uma hora antes ou depois de comer. Outra dica é, ao invés de beber um copo de suco, comer uma fruta, como um pedaço de melancia ou de laranja, após a refeição.

2. Postura

Um dos principais fatores que auxiliam no aparecimento do pneuzinho é a má postura. Bumbum relaxado, quadril e ombros curvados para frente deixam a barriga frouxa.

Dica: Prestar atenção na postura e no posicionamento da coluna é fundamental. "Deve-se ficar atento para manter sempre o peito estufado e o abdômen contraído", explica Sâmara.

3. Membros inferiores

Ficar muito tempo sentado acaba sendo outro vilão para quem busca a barriga sarada. Como essa posição não trabalha a parte inferior do corpo, deixa também o abdômen relaxado.

Dica: A professora aconselha levantar de uma em uma hora para movimentar as pernas e, sempre que possível, manter o abdômen contraído.

4. Problemas de estrutura óssea

Alguns fatores, como desvios de coluna, quadril largo e ombros pequenos, e até problemas hereditários também podem propiciar o aparecimento da barriguinha extra.

Dica: Nesses casos, Sâmara afirma que deve ser feito um tratamento com um especialista que fará as indicações adequadas. Fisioterapia e RPG, em geral, solucionam o problema.

5. Abdominal

Não adianta perder um tempão suando a camisa e fazendo centenas de abdominais que, só com esse exercício, você não conseguirá o tão sonhado tanquinho.

Dica: "O segredo é mesclar atividades aeróbias, que facilitam a perda de gordura, com os abdominais, que fortalecem os músculos", ressalta a professora. Quando a meta é um abdômen definido, ela afirma ainda que os exercícios feitos em pé, como a caminhada e a corrida (ao ar livre ou na esteira), têm um efeito melhor do que as atividades feitas sentado.

6. Tempo de atividade

Fazer exercícios físicos todos os dias por um período muito longo não vai trazer os resultados esperados mais rapidamente.

Dica: Se praticar as atividades diariamente, exercite-se durante 20 minutos. Mas cuidado com as aulas de abdominais. "O abdominal precisa ser intercalado, ou seja, pratique um dia e descanse outro", afirma Sâmara. Nesse ritmo, a professora estima que o resultado estético apareça no terceiro mês das atividades.

Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/mostramateria20.vxlpub?codMateria=477

Read User's Comments(0)

Conhecendo o PILATES!

O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

As aulas apresentam:

•Exercícios suaves e eficazes;

•Poucas repetições de cada movimento;

•Grande repertório de exercícios;

•Aulas únicas, evitando monotonia;

•Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;

•Resultados rápidos e duradouros;

•Construção de uma postura correta e natural;

•Não há desgaste físico.
Benefícios:

•Aumenta a resistência física e mental;

•Alongamento e maior controle corporal;

•Correção postural;

•Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;

•Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;

•Melhora da coordenação motora;

•Maior mobilidade das articulações;

•Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;

•Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;

•Fortalecimento dos órgãos internos;

•Aumento da concentração;

•Trabalha a respiração;

•Promove relaxamento.

O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa, com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo.

Por:


Valéria Alvin Igayara de Souza

CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.
 
 
FONTE: http://cyberdiet.terra.com.br/pilates-3-1-2-76.html

Read User's Comments(0)

Atividades Físicas que consomem mais calorias

1. Corrida


Com uma hora de corrida, você gasta terríveis 900 calorias. Isso equivale a uma lasanha, um copo médio de coca-cola, uma porção de carne de frango e um brigadeiro. Ufa!

A favor: melhora o condicionamento cardíaco.

Contra: cuidado com o impacto do joelho e na coluna ao correr. Escolha um tênis com bons amortecedores.

2. Andar de bicicleta

Sair pedalando pelas ruas é sinônimo de 840 calorias a menos no corpo.

A favor: melhora o condicionamento cardíaco.

Contra: Cuidado com o desgaste da coluna e com o joelho. Antes de começar a pedalar, não deixe de ajustar o banco de modo que você nunca estique completamente a perna.

3. Tênis

Trata-se de um esporte completo: você precisa de força para arremessar a bolinha e muito fôlego para percorrer a quadra. Mas tanto esforço é bem recompensado com a despedida de 800 calorias numa partida de uma hora.

A favor: melhora a coordenação motora, fortalece os músculos (principalmente dos braços) e aumenta a agilidade

Contra: lesões nos ombros e nos punhos, caso você se esforce demais. Se nunca praticou, procure um professor pelo menos no mês inicial.

4. Futebol

Temos um argumento imbatível para você topar bater uma bolinha, mesmo que tenha acabado de sair da manicure: uma hora de uma boa pelada consome 780 calorias!

A favor: fortalece as pernas e melhora o condicionamento

Contra: tome cuidado com os esbarrões e com as divididas, que podem exigir um pouco de força e jogo de cintura

5. Boxe

Coloque as luvas e vamos ao ringue. Treinando boxe, você queima até 660 calorias e ainda define os braços.

A favor: pique de campeã e músculos dos braços muito bem torneados

Contra: exige bastante preparo. Quantos oas socos, eles são feitos em sacos

6. Musculação

Pode ser em casa, com pesinhos, ou na academia. Para cada hora de treino, você perder, em média, 720 calorias.

A favor: melhora a resistência articular e muscular, fortalece os ossos e ainda acelera a queima de calorias.

Contra: pode danificar músculos e tendões se não for feita com orientação adequada.

7. Remar

Sim, pode parecer estranho e difícil remar em São Paulo, mas os médicos garantem a eficácia. Uma hora de braços para lá e para cá eliminam 600 calorias do corpo.

A favor: melhora o condicionamento cardíaco e muscular, define todo o peitoral e os braços rapidinho. É o segundo exercício mais completo que existe (depois da natação).

Contra: pode causar tendinite nos braços

8. Natação

Uma hora queima 540 calorias.

A favor: trabalha todos os músculos e melhora o condicionamento

Contra: cuidado com os choques térmicos, caso treine numa piscina aquecida. Não se esqueça de alongar, evitando cãibras.

9. Basquete

Não precisa ser nenhum craque do NBA, mas dar uma corridinha para um e outro lado da quadra e tentar jogar a bola na cesta pode te fazer perder 480 calorias.

A favor: trabalha braços e pernas, praticamente na mesma proporção, além de desenvolver o condicionamento físico

Contra: cuidado com impactos bruscos no joelho e na coluna e com as trombadas na quadra.

10. Vôlei

Você sempre pensou: ah, aquele esporte em que a gente fica meio parado nem deve me ajudar a emagrecer… pois errou. Uma hora praticando vôlei elimina 420 calorias da sua barriga, da sua perna, do seu bumbum…

A favor: braços e abdômen definidos

Contra: cuidado com as lesões nos dedos das mãos. Elas costumam ser freqüentes.

OBS: Esses valores variam de acordo com o tempo da realização e do perfil físico do indivíduo.


Fonte: www.comoemagrecer.com

Read User's Comments(0)

SAIBA QUAIS SÃO AS FRUTAS MAIS CALÓRICAS E MENOS CALÓRICAS

Além de serem nutritivas e fontes de vitaminas e minerais, as frutas ajudam a diminuir a gordura na dieta e controlam o peso corporal. Também fornecem mais energia e resistência e auxiliam no funcionamento do intestino. Porém, as frutas não devem ser consumidas com exageros.

Elas são fundamentais no cardápio de qualquer pessoa; pois, equilibram a dieta. Três a cinco porções de frutas por dia é o recomendado, podendo ser substituídas por suplementos alimentares de vitaminas e minerais.

Dentre as frutas que engordam e emagrecem, as menos calóricas são: acerola, carambola, mamão, morango, melão e melancia. Já abacaxi, ameixa, caju, figo, graviola, jabuticaba, kiwi, laranja, maçã, manga, pêra, pêssego e tangerina têm um nível calórico intermediário. As que possuem mais calorias e maior teor de gordura são: abacate, açaí e coco. Sendo que o coco é o mais calórico, o açaí é o que possui menor quantidade de calorias e o abacate apresenta uma quantidade intermediária de gordura por 100g.

Para a nutricionista Ana Paula Leão Rossi "Consumir uma dieta rica em frutas e verduras tem sido a receita mais frequente, quando o assunto é manter-se saudável. A fruta contém também diversos fotoquímicos que são fundamentais para a saúde e preservação dos tecidos celulares e prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição. Mas lembre-se, as frutas não devem substituir refeições, devem ser consumidas nos lanches e como sobremesa".

Fonte: http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=18970

Read User's Comments(0)

Exercício Físico


Exercício físico é uma parte essencial em qualquer programa de perda de peso e deve tornar-se permanente em seu estilo de vida.
Alguns dos benefícios que os exercícios físicos podem proporcionar:

Queima de calorias e perda de peso;

Manutenção da tonificação dos músculos;

Melhoria na circulação;

Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares;

Aumento do autocontrole;

Redução do estresse;

Aumento da habilidade de concentração;

Melhoria na aparência;

Redução da depressão;

Melhoria na qualidade do sono;

Prevenção de pressão sangüínea e colesterol altos e diabetes.

Mas para adquirir todos esses benefícios, deve-se ter muita força de vontade, dedicação e paciência, principalmente no início da prática. Porém, o mais importante é adquirir o hábito.

Procure um Profissional de Educação Física para um acompanhamento seguro e eficaz.

Read User's Comments(0)

Alongamento

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.


Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.

A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

Efeitos do alongamento:

- Redução de tensões musculares;
- Relaxamento;
- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
- Aumento do arco de maleabilidade;
- Prevenção de lesões;
- Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
- Ativa a circulação;
- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Read User's Comments(0)

Calorías de produtos Mc'donalds

Sanduíches                       Calorias


Hamburguer                       296

Cheeseburger                    305

Bic MacTM                       587

QuarterãoTM com Queijo  529

Cheddar McMeltTM          555

McChickenTM                   496

McFishTM                         445

Acompanhamentos         Calorias

McFritasTM pequena        174

McFritasTM média            229

McFritasTM grande            395

Chicken McNuggets TM

c/ 6 un.                                381

Chicken McNuggets TM

c/ 12 un.                             749

Ainda vai continuar comendo Mc'donalds???

Read User's Comments(0)

Calorias das Bebidas

Bebida                                                    Quantidade                                               Calorias

Água de coco verde                             1 copo de 240 ml                                        62

Café com açúcar                                  1 xícara de 50 ml                                        33

Café sem açúcar                                  1 xícara de 40 ml                                          3

Caldo de cana                                      1 copo de 240 ml                                       202

Suco de abacaxi natural                       1 copo de 240 ml                                      100

Suco de acerola natural                       1 copo de 240 ml                                       36

Suco de maçã natural                           1 copo de 240 ml                                      154

Suco de manga natural                        1 copo de 240 ml                                       109

Suco de melão natural                        1 copo de 240 ml                                         60

Suco de milho verde natural                1 copo de 240 ml                                       271

Suco de morango natural                     1 copo de 240 ml                                        39

Suco de pêssego natural                      1 copo de 240 ml                                        77

Suco de tomate fresco                        1 copo de 240 ml                                          27

Aguardente                                             ½ copo - 120 ml                                       277

Cerveja                                                    1 lata de 350 ml                                       147

Champanhe                                              1 taça de 125 ml                                         85

Chope                                                       1 tulipa de 300 ml                                    180

Uísque                                                        1 dose de 100 ml                                    240

Vinho branco doce                                   1 taça de 125 ml                                      178

Vinho branco seco                                    1 taça de 125 ml                                       107

Vinho Rosé                                                1 taça de 125 ml                                       93

Vinho tinto seco                                         1 taça de 125 ml                                    107

Vodka                                                          1 cálice de 20 ml                                    48

Coca-Cola                                                   1 lata de 350 ml                                     137

Coca-Cola Light                                            1 lata de 350                                        1,5

Fanta                                                                1 lata de 350 ml                                 189

Fanta Diet                                                     1 lata de 350 ml                                     15

Gatorate - todos os sabores                       1 frasco de 473 ml                                 109

Guaraná                                                       1 copo de 240 ml                                     75

Guaraná diet                                                    1 lata de 350 ml                                    4

Sprite                                                             1 lata de 350 ml                                    115

Sprite diet                                                        1 lata de 350 ml                                     5


Fonte: dietaesaude.org

Read User's Comments(0)

Dicas para uma Vida Saudável

Pequenas mudanças no seu dia-a-dia podem representar alguns quilos a menos. Confira abaixo as 20 dicas de especialistas norte-americanos para conseguir perder aqueles quilinhos que teimam em não ir embora:



»Beber um copo extra de água todos os dias.

»Usar escadas ao invés de elevadores.

»Tomar o café da manhã todos os dias.

»Adicionar cinco minutos de exercícios à sua carga diária a cada dia.

»Trocar o refrigerante normal pelo diet.

»Sempre que possível trocar o refrigerante pela água.

»Caminhar sempre que seu destino permitir.

»Trocar o leite integral pelo desnatado.

»Comer seis pequenas refeições por dia e não três grandes.

»Aumentar o ritmo das caminhadas.

»Trocar a maionese dos sanduíches por mostarda ou molho vinagrete.

»Diminuir o óleo da comida.

»Trocar os petiscos por comidas mais saudáveis, como frutas e cereais.

»Trocar o gorduroso molho de salada por uma versão sem gordura.

»Fazer alongamentos por 4 ou 5 minutos todos os dias.

»Evitar frituras.

»Se exercitar ao invés de comer quando estiver estressado.

»Escolher sempre a versão menor de um prato.

»Cortar o açúcar.

»Cortar 100 calorias de sua dieta a cada dia.
 
Fonte: http://www.terra.com.br/

Read User's Comments(0)

Saiba como previnir Varizes!

Como em quase tudo o que acontece de desagradável com o nosso corpo, a prevenção das varizes passa pelo estabelecimento de hábitos saudáveis como práticar exercícios regularmente, ter uma alimentação saudável, não fumar e evitar o estresse. Como observa o angiologista Edson Amaro Neves, embora os fatores genéticos não possam ser ignorados, hábitos saudáveis previnem e ajudam a curar varizes.

Mas existem alguns cuidados extras que podem ser tomados. Veja quais:
Evite o uso de saltos altos, pois eles atrapalham a circulação do sangue.
Consulte um médico e peça orientações específicas se for iniciar o tratamento com a pílula anticoncepcional.
Evite o hábito de carregar pesos. Se isso for inevitável, procure alternativas como carrinhos com rodinhas, por exemplo.
Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se isso for inevitável, levante-se regularmente para liberar a circulação sangüínea.
Tenha cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por conseqüencia, a sua dilatação.
Evite permanecer em lugares quentes por muito tempo, como em saunas, sessões de bronzeamento ou banhos quentes, porque também provocam dilatação dos vasos.
Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração.
Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um angiologista.

Read User's Comments(0)