RSS

Exercícios de Respiração

Aqui vão alguns exercícios simples, porém muito eficazes. São chamados de Respirações Conectadas e foram divulgadas por Leonard Orr quando esteve no Brasil. Você pode escolher um deles e fazê-lo diversas vezes ao dia ou fazer todos eles em seqüência. Sinta-se à vontade para experimentar.


1. Inspire e expire pelo nariz. Faça 4 respirações curtas seguidas de 1 profunda. Repetir 4 vezes esse pequeno ciclo completando assim as 20 Respirações Conectadas. Fazer esse ritmo respiratório uma ou duas vezes ao dia nos leva, dentro de um ano, a plena consciência da respiração.



2. Faça 20 Respirações Conectadas (idem ao exercício anterior), mantendo a língua entre os dentes com os lábios fechados, respirando pelo nariz. Essa respiração ajuda a aliviar a raiva e também é recomendada às pessoas que têm bruxismo (ranger de dentes durante o sono).


3. Faça 20 Respirações Conectadas, porém agora com a boca bem aberta, respirando sempre por ela. Essa respiração traz à tona sentimentos reprimidos.


4. Faça 20 Respirações Conectadas, com a boca bem aberta, porém respirando pelo nariz. Essa uma forma eficaz de eliminar energia estagnada do corpo e da mente.


5. Faça 20 Respirações Conectadas sem ruído - vinte ou mais respirações, inspirando e expirando tão suavemente quanto possível, de forma que o ar não faça ruído algum ao entrar ou sair das fossas nasais. Essa respiração é ótima para meditar e perceber o fluir da energia no corpo, assim como o fluir da respiração.


6. Faça 20 Respirações Conectadas - pelo nariz, mudando o ciclo para 9 respirações curtas e 1 profunda. Repita esse circuito duas vezes. Essa respiração ajuda a sair da letargia.


7. Respire de forma livre, mas sempre conectando a inspiração com a expiração (sem pausas entre elas). Essa é chamada de Respiração Intuitiva e você deve fazê-la da forma que se sentir mais natural. Deixe que o padrão da sua respiração seja guiado pela sua intuição e aproveite para observar todas as partes do seu corpo que estão envolvidas nesse processo.

Fonte: http://www.renascimento.com.br/renascimento/exercicios.htm

0 comentários:

Postar um comentário